Receita Federal amplia isenção para importação temporária de bens

Ir em baixo

Receita Federal amplia isenção para importação temporária de bens Empty Receita Federal amplia isenção para importação temporária de bens

Mensagem  Admin em Ter Nov 21, 2017 3:31 pm

Três anos após implementar um instrumento que permite a importação temporária de produtos com suspensão de impostos — para uso em feiras, exposições ou em atividades científicas, por exemplo —, as autoridades brasileiras continuavam barrando bens de alguns signatários do acordo, como Estados Unidos, Canadá e Japão. Agora, a publicação de uma instrução normativa pela Receita Federal deve finalmente remover esse impedimento.

O documento, chamado de ATA Carnet (sigla para Admission Temporaire/Temporary Admission, que combina os idiomas francês e inglês e significa “admissão temporária”), funciona como uma espécie de passaporte e permite a exportação e a importação temporária de bens e produtos pelo período de um ano. Com ele, os bens podem ser movimentados por mais de 70 países sem pagar tributos e com burocracia reduzida.

Atualmente, 191 empresas estão cadastradas para usar o ATA Carnet e movimentar produtos como automóveis, calçados e equipamentos audiovisuais. O principal uso (40%) é em exposições, feiras e congressos. Além do uso comercial, também é possível fazer a importação para fins científicos, culturais e até esportivos.

Fonte: Valor

Admin
Admin

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 01/08/2011

Ver perfil do usuário http://gscomex.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum