Informações e notícias na área de comércio exterior e empresarial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Avança criação de ZPEs no Espírito Santo e no Piauí

Ir para baixo

Avança criação de ZPEs no Espírito Santo e no Piauí  Empty Avança criação de ZPEs no Espírito Santo e no Piauí

Mensagem  Admin Seg Jul 09, 2018 4:24 pm

As ZPEs são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas de produção de bens a serem comercializados exclusivamente no exterior.
A criação de duas Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na terça-feira (3). Uma delas, conforme o PLS 75/2018 , deverá ser instalada em Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo. A outra nos municípios de Pavussu e Eliseu Martins, no Piauí, de acordo como PLS 468/2011.

Após a aprovação pela CAE, o primeiro projeto, do então senador Sérgio de Castro (ES), vai à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). O segundo, de Ciro Nogueira (PP-PI), segue para a Câmara dos Deputados caso não haja recurso para votação no Plenário. Ambos destacam que iniciativas dessa natureza têm sido utilizadas em diversos países para dar maior dinamismo econômico a determinadas regiões.

Segundo a relatora do PLS 468/2011, Rose de Freitas (Pode-ES), e o relator do PLS 75/2018, Elmano Férrer (Pode-PI), os estados do Espírito Santo e Piauí defenderam a criação das duas Zonas de Processamento de Exportação. Para Rose, os incentivos oferecidos atraem investimentos, inclusive estrangeiros.

— Os incentivos proporcionam às empresas ali instaladas condições mais equilibradas para concorrer no mercado internacional. Além disso, as ZPE viabilizam o aumento do valor agregado das exportações, assim como contribuem para a geração de emprego e para a redução de desequilíbrios de desenvolvimento entre regiões – defendeu Rose.

As ZPEs são disciplinadas pela Lei 11.508, de 2007, e devem ser criadas prioritariamente em áreas que favoreçam a exportação.

Fonte.: B.Comexleis

Admin
Admin

Mensagens : 1227
Data de inscrição : 01/08/2011

https://gscomex.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos