Informações e notícias na área de comércio exterior e empresarial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MDIC adota modelo de internacionalização do setor privado para impulsionar comércio exterior

Ir para baixo

MDIC adota modelo de internacionalização do setor privado para impulsionar comércio exterior Empty MDIC adota modelo de internacionalização do setor privado para impulsionar comércio exterior

Mensagem  Admin Qui Ago 16, 2018 2:23 pm

O projeto Rota Global, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), financiada com recursos da Comissão Europeia por meio da AL-Invest, vai se tornar o novo modelo de atendimento do (PNCE), estratégia do governo federal para ampliar o número de exportadoras brasileiras.

A transferência da metodologia foi assinada pelo diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, e pelo secretário de Comércio Exterior do Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Neto, nesta quarta-feira (15/08/2018), durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX), no Rio de Janeiro.

“O objetivo da transferência é constribuir para que o governo federal adote um padrão único de atendimento às empresas que buscam a internacionalização, melhorando a governança do comércio exterior. Ao organizamos a estrutura de serviços, fortalecemos os instrumentos disponíveis e somamos esforços na inserção internacional do Brasil”, afirmou Abijaodi. A questão da governança é uma das prioridades apresentadas pela CNI aos candidatos à Presidência da República nestas eleições.

O modelo

A estrutura de atendimento do Rota Global consiste em diagnóstico de maturidade internacional, construção de plano de negócios customizado para as necessidades de cada negócio e coordenação de serviços para preparar a empresa ao longo do processo.

O projeto piloto, iniciado em 2017, recebeu R$ 1,2 milhão em recursos europeus do AL-Invest – instrumento de apoio ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas na América Latina – e foi executado no Brasil, na Argentina e na Espanha.

Mais de 560 empresas do setor industrial, agrícola e de serviços se inscreveram no Rota Global para a fase de diagnóstico de maturidade. Em menos de um ano, 406 planos de ação de internacionalização foram entregues e 495 serviços de apoio foram prestados às empresa participantes.

Com o acordo entre CNI e MDIC, o Rota Global será adotado como metodologia de atendimento empresarial nos Comitês Estaduais do Plano Nacional de Cultura Exportadora, facilitando o alinhamento entre as instituições e a coordenação de serviços de apoio à internacionalização oferecidos por diferentes entidade no Brasil.

(*) Com informações da CNI (Comex do Brasil)

Admin
Admin

Mensagens : 1227
Data de inscrição : 01/08/2011

https://gscomex.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos