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Mensagem  Admin em Ter Maio 08, 2012 10:55 am

A operação maré vermelha está conseguindo identificar com sucesso diversos tipos de fraudes na importação. O que falta agora é agilizar o processo de fiscalização para que os importadores que agem da forma correta não sejam penalizados pela demora na liberação das cargas.

Decisão do STF poderá colocar fim aos benefícios fiscais dos estados. Uma súmula vinculante foi proposta com o objetivo de impedir benefícios fiscais que não sejam autorizados pelo CONFAZ.

Com a unificação das alíquotas do ICMS interestadual para as importações, já existem previsões que o estado de Santa Catarina vai perder em torno 20 mil postos de trabalho. A vantagem do porto de Itajaí em relação ao porto de Santos é a agilidade no desembaraço das cargas, que pode acontecer na metade do tempo necessário no porto de Santos. Alguns portos de Santa Catarina já estão praticando tarifas mais competitivas como tentativa de manter as empresas operando no estado.

Produtores mundiais de vinho unem forças para questionar protecionismo adotado pelo Brasil. O governo brasileiro estuda neste momento a possibilidade de implementar salvaguardas para proteger a indústria de vinho nacional.

De acordo com informações que estão sendo divulgadas pela impresa nacional, o tempo necessário para liberar uma mercadoria importada triplicou. Algo que antes era feito em 3 a 5 dias, está demorando de 10 a 15 dias.

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