Informações e notícias na área de comércio exterior e empresarial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Planejamento de importação e exportação

Ir para baixo

Planejamento de importação e exportação Empty Planejamento de importação e exportação

Mensagem  Admin Qua Ago 24, 2011 3:18 pm

Gerenciar um processo de importação ou de exportação é algo muito mais complexo do que a maioria das pessoas possa estar imaginando.

No caso de um processo de importação precisamos analisar os seguintes pontos:

1- Este processo de importação é realmente viável do ponto de vista financeiro? É possível ter lucro com a venda destes produtos no mercado nacional?

2- Existe algum tipo de restrição ou de proibição para importar este produto para o Brasil? Caso afirmativo, como solucionar esta questão?

3- Sei localizar e negociar com fornecedores no exterior?

4- Qual a melhor forma de trazer este produto para o Brasil? Fiz uma análise do processo logístico?

5- Conheço bem o mercado interno? Como irei fazer para vender os produtos importados?

6- Consigo gerenciar o processo de importação como um todo? Tenho conhecimentos para isso?

7- Como acontece o processo de despacho aduaneiro, registro da operação no Siscomex e controle da operação junto aos órgãos do governo?

8- Qual o método de pagamento mais seguro? Como usar esta forma de pagamento?

9- Conheço os termos técnicos usados no comércio exterior? Conheço a documentação usada no comércio exterior?

10- Quais são as empresas e profissionais que podem me ajudar no processo de importação? Quais serviços terei que contratar?

No caso de um processo de exportação precisamos analisar os seguintes pontos:

1- Qual é o melhor mercado para exportação dos meus produtos neste momento?

2- Tenho informações suficientes sobre o mercado alvo no exterior, para onde desejo exportar meus produtos?

3- Meu produto consegue competir em preço, utilidade e qualidade com produtos similares no exterior?

4- Sei elaborar preços, documentos, contratos e fornecer informações sobre a exportação dos meus produtos?

5- Consigo localizar clientes no exterior? Sei negociar com estes clientes?

6- Como irei entregar os meus produtos no exterior? Fiz uma análise do processo logístico?

7- Consigo gerenciar o processo de exportação como um todo? Tenho conhecimentos para isso?

8- Como acontece o processo de despacho aduaneiro, registro desta operação no Siscomex e controle desta operação junto aos órgãos do governo?

9- Qual o método mais seguro para receber pagamentos?

10- Conheço termos técnicos usados no comércio exterior? Conheço a documentação usada no comércio exterior?

11- Quais são as empresas que podem me ajudar neste processo de exportação? Quais serviços terei que contratar?

Saber responder corretamente estas e outras perguntas é fundamental para quem deseja atuar na área de comércio exterior.

Artigo escrito pelo Professor Henrique Mascarenhas / GS Educacional

Admin
Admin

Mensagens : 1227
Data de inscrição : 01/08/2011

https://gscomex.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos