IPI menor fez crescer produção da autoindústria, avalia IBGE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

IPI menor fez crescer produção da autoindústria, avalia IBGE

Mensagem  Admin em Ter Jun 04, 2013 2:42 pm

Em abril, a produção de automotores cresceu 8,2% em relação a março

A produção de automóveis no mês abril foi favorecida pela manutenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em um patamar inferior, avaliou, nesta terça-feira, 4, o gerente da coordenação da Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo.

Também pesou sobre o resultado, segundo ele, a melhora da produção de autopeças, que acabou impulsionando todo o setor. Macedo ressalta ainda que a melhora do setor automotivo puxa outros segmentos e por isso tem a capacidade de influenciar positivamente uma grande parcela da indústria.

Em abril, a produção de automotores cresceu 8,2% em relação a março. Foi a maior alta desde março de 2012 (10,6%). Comparado a abril de 2012, os veículos automotores ocupam a primeira colocação entre as principais altas da indústria, com crescimento de 23,9%.

Segundo Macedo, a produção industrial de abril revela um cenário positivo no setor, mas é necessário aguardar o resultado do próximo mês para afirmar que a indústria entrou definitivamente em recuperação.

Ele destaca que alguns dados prévios sobre o comportamento do setor comprometem as expectativas para maio, como a sondagem da confiança da Fundação Getulio Vargas (FGV) e os dados de vendas de automóveis da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

"Até abril, me parece um quadro muito bom para a produção da indústria. Até março, a gente não conseguia visualizar com clareza esse saldo positivo. Mas o que tem de indicador antecedente para maio nos faz ter cautela com o que esperar para maio", afirmou. Ainda assim, ele ressalta que o resultado de abril é melhor do que o do ano passado. "Mas os dados de maio darão uma ideia melhor de como caminhará a indústria daqui para frente", afirmou.

Fonte.: Exame.com

Admin
Admin

Mensagens : 1001
Data de inscrição : 01/08/2011

Ver perfil do usuário http://gscomex.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum