Informações e notícias na área de comércio exterior e empresarial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Camex amplia cota para importação de trigo de fora do Mercosul

Ir para baixo

Camex amplia cota para importação de trigo de fora do Mercosul  Empty Camex amplia cota para importação de trigo de fora do Mercosul

Mensagem  Admin Ter Ago 27, 2013 3:55 pm

27 Ago - O governo federal ampliou o tamanho da cota e o prazo para importações de trigo de fora do Mercosul com isenção de tarifa de importação, numa tentativa de diminuir o aperto da oferta do produto no país e evitar impacto para a inflação.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) ampliou em 300 mil toneladas o volume que pode ser comprado de países de fora do bloco econômico sem a incidência da Tarifa Externa Comum (TEC), de 10 por cento.

A Argentina é o principal fornecedor de trigo do Brasil, mas a oferta para exportação do país vizinho tem sido escassa nos últimos meses.

Para suprir a ausência de trigo da Argentina e outros parceiros do Mercosul, o Brasil tem importado maiores volumes de trigo dos Estados Unidos.

Antes do anúncio desta terça-feira, o governo já havia autorizado a compra de 2 milhões de toneladas de trigo de fora do Mercosul com tarifa zerada.

"A medida foi adotada para não prejudicar o abastecimento do mercado doméstico, em função da quebra da safra na Argentina, nosso principal fornecedor externo", explicou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em nota.

A medida também levou em conta a alta do preço do trigo no mercado internacional e os possíveis efeitos sobre a inflação, ressaltou o ministério.

PRAZO

A Camex também ampliou para 10 de setembro o prazo para o desembarque do trigo importado de fora do Mercosul sem incidência da TEC. O prazo anterior era 31 de agosto.

Na avaliação do empresário Lawrence Pih, presidente do Moinho Pacífico, um dos maiores do país, a prorrogação do prazo deve ter sido acertada entre governo e alguns moinhos que já têm carregamentos de trigo a caminho do país, mas que não conseguiriam desembarcar a mercadoria até o fim de agosto.

O prazo, no entanto, evita que o trigo importado chegue ao país junto com a safra brasileira, cuja colheita se intensifica em meados de setembro, lembrou o executivo.

"Faz sentido, não prejudicar produtor nacional. Após a quebra no Paraná seria um stress financeiro para o produtor", disse ele.

O Paraná deverá ter uma perda de 26 por cento na safra deste ano, na comparação com a previsão inicial, devido a fortes geadas em julho, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada na segunda-feira.

A colheita está em estágio inicial no Paraná, segundo dados do governo estadual.

A previsão de colheita para o Estado --que deve perder a liderança da produção nacional para o Rio Grande do Sul este ano-- está agora em 1,98 milhão de toneladas, contra 2,7 milhões anteriormente.

Na avaliação de Pih, a cota de 2,3 milhões de trigo de fora do Mercosul deve ser toda utilizada e haverá pouca demanda para trigo de outros continentes a partir da entrada da safra brasileira.

"Talvez a gente vai ter que importar um pouco de trigo americano, para efeito de mistura, porque é mais apropriado para a panificação", disse ele, ressaltando que os volumes vão depender da qualidade do trigo do Paraná e no Rio Grande do Sul, o que poderá ser avaliado apenas quando a colheita começar.

Qualquer compra de fora do Mercosul até o final do ano deverá ocorrer com a incidência da TEC de 10 por cento, ressaltou.

O executivo estima que a oferta de cerca de 2 milhões de toneladas do Paraná e 2,5 milhões do Rio Grande do Sul deverá ser complementada com 500 mil toneladas exportadas pelo Paraguai.

Este volume deverá abastecer a indústria brasileira até dezembro ou janeiro, quando está previsto o reinício das exportações por parte da Argentina, segundo Pih.

Fonte.: msn.com

Admin
Admin

Mensagens : 1227
Data de inscrição : 01/08/2011

https://gscomex.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos