Informações e notícias na área de comércio exterior e empresarial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ÁRABES ESTÃO ENTRE OS 20 PAÍSES MAIS COMPETITIVOS

Ir para baixo

ÁRABES ESTÃO ENTRE OS 20 PAÍSES MAIS COMPETITIVOS Empty ÁRABES ESTÃO ENTRE OS 20 PAÍSES MAIS COMPETITIVOS

Mensagem  Admin Sex Set 06, 2013 11:21 am

O Fórum Econômico Mundial divulgou na terça-feira (03/09/2013) a edição deste ano do "Ranking de Competitividade Global". Em 13º lugar, o Catar é o país árabe mais bem colocado no levantamento. É seguido, entre os 20 primeiros, pelos Emirados Árabes Unidos (19º) e pela Arábia Saudita (20º). Pelo quinto ano seguido, o ranking é liderado pela Suíça. Cingapura, Finlândia, Alemanha, Estados Unidos, Suécia, Hong Kong, Holanda, Japão e Reino Unido também estão entre os dez primeiros. O Brasil ocupa a 56ª posição entre 148 países.

De acordo com o documento, os países do Oriente Médio e do Norte da África continuam a ser afetados pelas instabilidades regionais, o que prejudica sua economia e as dos países vizinhos. Nações que passam por revoltas políticas caíram no ranking deste ano em relação a 2012. O Bahrein ocupava a 35ª colocação em 2012 e passou para 43º nesta edição. A Tunísia está em 83º lugar no ranking de competitividade, mas não aparecia na lista de 2012. O Egito, que era 107º em 2012, caiu para 118º neste ano. O Iêmen era 140º colocado e caiu para o 145º lugar.

O estudo reconhece, no entanto, que os países da região que são ricos em recursos energéticos apresentaram um bom desempenho no ranking. "Esses países conseguiram conter o impacto do aumento nos preços de energia nas suas economias e usaram a janela de oportunidades (proporcionada por esta economia) para empreender reformas estruturais e investir em medidas de aperfeiçoamento da competitividade", afirma o estudo.

O Catar foi o melhor colocado entre os países árabes. Mesmo tendo caído da 11ª posição no ranking geral em 2012 para 13º neste ano, o país se destacou nos rankings de estrutura institucional, em que ficou em 4º lugar, ambiente macroeconômico estável (6º) e por ter um eficiente mercado de bens (3º). Por outro lado, o estudo afirma que o país ainda tem um desempenho abaixo dos padrões internacionais em áreas como o registro de patentes.

Os Emirados Árabes Unidos, que subiram da 24ª para a 19ª posição de 2012 para este ano, foram beneficiados pelos preços elevados do petróleo, que ajudaram o país a reduzir o déficit público e aumentar sua poupança. O estudo diz que o bom desempenho do país neste ranking de competitividade é reflexo da qualidade da sua infraestrutura (5º colocado), mercado de bens (4º) e estabilidade macroeconômica (7º). O relatório alerta, porém, que o país precisa investir para melhorar a qualidade dos seus sistemas de saúde e de educação.

Já a Arábia Saudita, que caiu de 18º em 2012 para 20º neste ano, teve como pontos positivos o desempenho macroeconômico (4º), mas está em 53º nos rankings de saúde e educação primária e em 48º lugar no ranking de ensino superior e treinamento. Em "eficiência no mercado de trabalho", a Arábia Saudita é apenas o 70º colocado.

Ainda entre os árabes, Omã caiu da 32ª para a 33ª posição; o Kuwait subiu da 37ª colocação para a 36º; a Jordânia caiu da 64ª colocação para a 68ª; o Marrocos, da 70ª para a 77ª; a Argélia subiu do 110º lugar para o 100º; o Líbano caiu do 91º para o 103º lugar; a Líbia subiu do 113º para o 108º; e a Mauritânia foi do 134º para o 141º posto.

Brasil e mundo

De acordo com o levantamento, o Brasil caiu da 48ª colocação em 2012 para a 56ª agora. Na avaliação do estudo, o País sofreu uma "leve" deterioração nos indicadores macroeconômicos, o que o levou à 75ª colocação neste ranking. Também pesaram contra o Brasil, seu desempenho em itens como funcionamento das instituições (em que ficou em 80º lugar), eficiência governamental (124º), corrupção (114º), confiança nos políticos (136º), infraestrutura (114º), educação (121º) e economia fechada à competição internacional (144º).

O País se beneficiou da sua colocação em itens como comunidade de negócios (39) e bolsões de excelência em inovação (36º). "Daqui para a frente o Brasil precisa não pode se atrasar nas necessárias reformas para impulsionar sua competitividade e deve alavancar ainda mais seus numerosos e importantes pontos fortes", afirma o documento.

O estudo avalia que neste ano as perspectivas econômicas são melhores do que aquelas feitas em 2012 e reconhece que alguns dos temores previstos na última edição do estudo não se confirmaram. No entanto, algumas incertezas persistem. É o caso da redução de estímulos econômicos à economia norte-americana, a medida econômica agressiva, "porém incompleta", adotada pelo Japão e desemprego e recuperação econômica desafiadores na Europa. "Nos mercados emergentes, é incerto como os protestos no Brasil e na Turquia, a crise de crédito na China e a potencial volatilidade de capitais nos mercados emergentes irão afetar o crescimento destas economias", afirma.

Para determinar a competitividade de cada país foram atribuídos pontos de 1 a 7 em 12 setores. Quanto mais próxima de 7 foi a pontuação, melhor o índice de competitividade do país. Os setores avaliados foram: instituições, infraestrutura, ambiente macroeconômico, saúde e educação primária, ensino superior e treinamento, eficiência do mercado de bens, eficiência do mercado de trabalho, desenvolvimento do mercado financeiro, estrutura para receber tecnologia; tamanho do mercado e inovação. Em cada um desses itens foram avaliados outros temas. Em "instituições", por exemplo, consta o desempenho do país no combate à corrupção.

Fonte: Agência Anba

Admin
Admin

Mensagens : 1227
Data de inscrição : 01/08/2011

https://gscomex.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos