8 passos para sua negociação chegar ao "sim"

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8 passos para sua negociação chegar ao "sim"

Mensagem  Admin em Seg Mar 10, 2014 2:56 pm

“Nunca negociemos sem medo, mas nunca tenhamos medo de negociar." John Kennedy

São inúmeros os tipos, interesses e os porquês de negociações no mundo dos negócios com diversas personalidades e posturas de pessoas. Uma negociação para um produto que só sua empresa faz no mundo é diferente de quando vamos negociar o preço de uma TV que todas as lojas vendem, sendo assim, o fator que mais vai diferenciar é seu atendimento, preço e forma de pagamento. Existem negociações que hoje você pode não ter o lucro esperado, mas com o tempo essa empresa com qual você negociou poderá lhe indicar para outras. Seja qual for o tipo de negociação que apareça, existem alguns princípios e atitudes que você deve ter diante delas.

1 - ÉTICA
Além da ética que sua empresa deve ter, você como profissional deve ser ético também. Muitos negociadores tentam “se dar bem” até mesmo sem a empresa em que trabalham saber. Se algo vai contra seus princípios, por exemplo, dar “comissão” por fora para quem compra seu produto, não faça! Infelizmente muitas pessoas aderem a esse tipo de atitude em negociações por diversos motivos. Ser ético gera respeito para você e sua empresa no mercado e ajuda na indicação. Ninguém indica uma empresa que só quer levar vantagem e é antiética.

2 - BOM PARA OS DOIS LADOS
Uma negociação flui positivamente quando as empresas se ajuda, sem forçar a barra, dão concessões e a empresa que compra com você irá lucrar também, seja revendendo seu produto ou melhorando a estrutura da mesma, modernizando. Esse é o famoso ganha-ganha. Quando os dois lados têm a sensação de ter feito bons negócios, provavelmente irão negociar novamente no futuro.

3 - CUIDADO NAS OFERTAS
Cuidado ao chegar numa negociação fazendo uma oferta baixa. Isso pode soar negativamente e desvalorizar seu produto/serviço e, atente também o fato chegar oferecendo os descontos logo no início, que o cliente percebendo essa falha vai pedir ainda mais descontos. Você pode dizer que tem uma condição especial para tal produto ao invés de falar em desconto. O objetivo é sempre vender mais, pelo melhor valor.
4 - OUVIR
Ouvir numa negociação é uma das grandes chaves do sucesso na mesma. Prestar atenção nos sinais que o cliente emite, o que ele fala e buscar entender o que ele quer nessa negociação: preço, qualidade, agilidade de entrega, produto melhor do que já compra, satisfação pessoal, entre outros.

5 – EXCESSO DE INSISTÊNCIA
Ninguém suporta aquele vendedor que você irá negociar a compra de um produto ficar falando de maneira insistente para que compre, quase implorando fazendo com que o cliente fique desestimulado a comprar e sem vontade para negociar. Persuadir é uma coisa, insistir é outra. No varejo, eu tive um caso em que eu estava numa loja de perfumes, senti alguns aromas, mesmo com a vendedora que não estava com muita vontade de me atender, e já estava quase decidido quando veio a gerente cortando a vendedora. Começou a insistir tanto que acabei me estressando, não comprei nada e fui embora. Saí da loja me perguntando: quantas empresas ainda fazem isso? O cliente tem que se sentir livre para suas escolhas. Eu poderia negociar mais de um perfume, se não ficassem de tanta insistência. Ninguém gosta de decidir sob pressão. Outra dica: não corte quem já esta negociando. Atenção a esses detalhes em suas negociações.

6 - INFORMAÇÃO
Quanto mais informação você souber sobre sua empresa e a empresa que irá negociar com você, seus produtos e serviços, melhores serão seus resultados. Preparação fará você ter argumentos para vender mais facilmente, até mesmo informações que o cliente esconde, por exemplo, quanto ele está pagando em determinado produto com o atual fornecedor. Fazer esse levantamento previamente pode facilitar para tão esperada frase: “NEGÓCIO FECHADO!”


7 – O CLIENTE AINDA NÃO FECHOU NEGÓCIO, O QUE FAÇO?
Verifique com o cliente se ele ficou com alguma dúvida sobre seu produto/serviço, o que sua empresa poderá fazer por eles realmente, prazos de entrega e pagamentos, se é isso mesmo que seu cliente deseja. Se o cliente não fechar, veja onde possa ter errado na negociação, estude mais e nas próximas faça melhor. Levar um NÃO faz parte desde que não se acostume e se acomode com isso.

8 – CONTRATO
Quando uma negociação chega ao “sim” eu aconselho fazer um contrato bem estruturado, revisto as cláusulas, valores e outros dados acordados na hora de assinar para evitar que os detalhes que foram negociados diante a conversa “sumam”. Não negocie só de boca, faça o contrato para segurança de ambas as partes. Claramente que nesse passo entra também a ética das duas empresas de cumprir o que foi negociado.

Estar preparado, saber vender e negociar é fundamental para o sucesso das empresas e conservar o cliente. Sucesso e boa sorte.

Fonte.: Portal da Administração

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