Informações e notícias na área de comércio exterior e empresarial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contratar ou não contratar o despachante aduaneiro?

Ir para baixo

Contratar ou não contratar o despachante aduaneiro? Empty Contratar ou não contratar o despachante aduaneiro?

Mensagem  Admin Ter Dez 20, 2011 1:59 pm

Contratar ou não contratar o despachante aduaneiro?

A legislação não obriga que a empresa contrate os serviços de um despachante aduaneiro, se o sócio da empresa (responsável legal) que estiver habilitado no Siscomex desejar fazer o despacho aduaneiro ele poderá fazer. Se o responsável legal quiser credenciar um funcionário da empresa (representante legal) para fazer o despacho aduaneiro, também pode fazer o credenciamento dele.

A questão aqui que deve ser analisada é a seguinte:

- Vale a pena contratar o despachante aduaneiro?

Pontos a verificar:

1- O sócio da empresa ou funcionário possuem conhecimento suficiente para fazer o despacho aduaneiro por conta própria?

Se não possuirem ou se estão iniciando agora na área de comércio exterior, o ideal é aprender mais sobre os procedimentos, fazer cursos e ir acompanhando o que o despachante está fazendo, desta forma quando sentir que já possui o conhecimento necessário, poderá tentar fazer o procedimento de despacho aduaneiro sozinho.

O risco de tentar fazer sozinho é cometer algum erro que vá prejudicar o processo de importação, então o ideal é ganhar conhecimento primeiro, acompanhar o despachante e depois partir para a próxima etapa.

2- O custo de fazer o despacho sozinho vale a pena?

O despachante normalmente cobra algo em torno de 1 salário mínimo por cada processo de despacho aduaneiro. O importador tem que avaliar se as despesas para fazer o despacho por conta própria (viagem + hospedagem + alimentação + tempo gasto que pode ser de vários dias), vai compensar não contratar o despachante aduaneiro.

As vantagens de contratar o despachante é que ele conhece bem os procedimentos aduaneiros, tem experiência na área e muitas vezes o custo x benefício compensa.

Antes de contratar um despachante peça referências sobre ele, pergunte se ele presta serviços para alguma empresa bem conhecida e peça o número de inscrição para que você possa verificar junto ao sindicato dos despachantes, se ele é mesmo credenciado.

Texto: Prof. Henrique Mascarenhas - GS Educacional

Admin
Admin

Mensagens : 1227
Data de inscrição : 01/08/2011

https://gscomex.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos