Informações e notícias na área de comércio exterior e empresarial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OMC divulga novo relatório sobre tratamento de produtos médicos em acordos comerciais regionais

Ir para baixo

OMC divulga novo relatório sobre tratamento de produtos médicos em acordos comerciais regionais  Empty OMC divulga novo relatório sobre tratamento de produtos médicos em acordos comerciais regionais

Mensagem  Admin Qui maio 14, 2020 3:54 pm

A Organização Mundial do Comércio (OMC)publicou um novo relatório sobre o tratamento de produtos médicos em acordos comerciais regionais (RTAs) em meio à atual escassez de suprimentos causada pela pandemia do Covid-19. O relatório examina a extensão da comercialização de produtos médicos entre parceiros preferenciais e a diferença nas taxas de liberalização dentro e fora desses acordos comerciais.

Os dez maiores exportadores mundiais de produtos médicos enviam 27-77% desses produtos para seus parceiros da RTA, de acordo com o relatório. Ele também conclui que os membros da OMC eliminaram as tarifas de mais de 84% dos produtos médicos para 2020 sob seus vários RTAs. Além disso, os produtos médicos enfrentam uma tarifa média de 1,6% nos ATRs, em comparação com a tarifa média de 3,8% dos produtos médicos comercializados fora dos ATRs, sugerindo espaço para maior liberalização comercial na OMC.

O relatório também examina outras disposições dos ACRs que podem restringir ou facilitar o comércio e também destaca a necessidade de estabelecer acordos de reconhecimento mútuo que reconheçam as avaliações de conformidade padrão pelas autoridades de outros países.

Pontos chave

* A participação das exportações dos 10 principais exportadores mundiais de produtos médicos para seus parceiros de acordos regionais de comércio (RTA) varia entre 27% na China e quase 77% na Holanda. A maioria dos 10 principais comerciantes desses produtos são estados membros da UE.

* Em seus RTAs, os membros da OMC liberalizaram mais de 84% desses produtos até 2020. A participação é maior para membros desenvolvidos (99,5%) do que para países em desenvolvimento (84,3%) e menos desenvolvidos (68,4%).

* Os países  membros desenvolvidos pesquisados ​​haviam eliminado tarifas (ambas as nações da nação mais favorecida (MFN) – ou seja, sem discriminação entre parceiros comerciais – e tarifas preferenciais) em medicamentos e em seus RTAs para equipamentos médicos e produtos de proteção individual (PP) (em comparação com uma média MFN de 0,2 por cento e 2,4 por cento, respectivamente). Sua taxa preferencial média para suprimentos médicos é de 0,5%, em comparação com uma taxa média de NMF de 1,8%.

* Nos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos, a MFN média e as taxas preferenciais são mais altas, especialmente para suprimentos médicos, medicamentos e produtos de PP.

* As taxas preferenciais dos membros do G20 são menos da metade de suas taxas médias de MFN em 2020, com maior liberalização em produtos de PP e suprimentos médicos, novamente sugerindo que pode haver espaço para maior liberalização tarifária em uma base de MFN.

*Além das tarifas, existem outras disposições nos ACR que podem ser restritivas ao comércio (como regras de origem) ou facilitadoras do comércio (como maior transparência e cooperação na formulação de padrões relativos a produtos médicos e / ou procedimentos para obter certificados de registro do produto). Alguns RTAs também proíbem explicitamente o uso de restrições e impostos de exportação e restrições de importação, exceto aqueles permitidos pelas regras da OMC.

*A pandemia do COVID-19 também destacou a necessidade de maior cooperação e esforços para reduzir as barreiras ao comércio, inclusive por meio do aumento dos acordos de reconhecimento mútuo (ARM).

(*) Com informações da OMC (Comex do Brasil)
Consultoria e cursos de comércio exterior
GS Educacional
Tel. 31 3225.9504
Whatsapp. 31 9 8411.8218

Admin
Admin

Mensagens : 1227
Data de inscrição : 01/08/2011

https://gscomex.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos