Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs)

Mensagem  Admin em Qua Abr 24, 2013 4:19 pm

Especialistas dos governos brasileiro e sul-coreano estiveram hoje reunidos em um workshop para promover a troca de experiências sobre as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). No encontro, foram apresentadas recomendações resultantes de pesquisas do Programa Coreano de Compartilhamento de Conhecimento, o Knowledge Sharing Program (KSP) na sigla em inglês, para o desenvolvimento das ZPEs no Brasil.

Durante todo o dia, representantes do governo federal e integrantes do Korean Development Institute (KDI) apresentaram avaliações sobre temas como zonas econômicas especiais, clusters industriais e políticas públicas para as micro e pequenas empresas.

"Este é um importante marco no regime de ZPEs no Brasil, não só para as cinco que receberam os conhecimentos da Coreia e conheceram ações exitosas no país, mas para todas as outras", destacou Gustavo Fontenele, secretário-executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Participaram do programa as ZPEs de Senador Guiomar-AC, Parnaíba-PI, Pecém-CE, Suape-PE e Bataguassu-MS.

Gustavo Fontenele reforçou ainda que o foco da secretaria-executiva está na atração de investimentos, fundamental para todas as ZPEs. Ele também assinalou que a responsabilidade sobre o regime é solidário e envolve estados e municípios.

Já o diretor da KSP e consultor da KDI, Taihee Lee, reafirmou que o trabalho com o Brasil foi muito proveitoso e que a troca de conhecimentos beneficiará os dois países. "O Brasil é destaque no cenário internacional. Temos muito a aprender e também ensinar. Estamos apenas no começo", comentou.

Histórico

O intercâmbio entre os dois países é resultado de um Memorando de Entendimento assinado pelos ministros Fernando Pimentel (MDIC), e Jaewan Bahk (Estratégia e das Finanças da Coréia do Sul) em junho de 2012. O objetivo principal da cooperação bilateral é aperfeiçoar o desenvolvimento das ZPEs no Brasil por meio do programa coreano de compartilhamento de conhecimento, o Knowledge Sharing Program (KSP).

O workshop Final Reporting Workshop - Implication for Brazil EPZs with Korean Experience contou também com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Fonte: MDIC

Admin
Admin

Mensagens : 1037
Data de inscrição : 01/08/2011

Ver perfil do usuário http://gscomex.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum