Informações e notícias na área de comércio exterior e empresarial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Investimentos estrangeiros no Brasil

Ir para baixo

Investimentos estrangeiros no Brasil Empty Investimentos estrangeiros no Brasil

Mensagem  Admin Qui Ago 11, 2011 12:52 pm

Minas Gerais foi o principal destino dos investimentos japoneses anunciados no Brasil entre 2004 e o primeiro semestre de 2011, conforme relatório da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) divulgado na 5ª Reunião do Comitê Conjunto MDIC-Meti de Promoção Comercial e de Investimentos, na segunda-feira (8/8/11), em Salvador. Do total previsto para o Brasil - US$ 41,8 bilhões e 153 novos projetos - 45,2% foi para Minas, sendo a maioria para os subsetores de metalurgia, papel e celulose e minerais metálicos.

São Paulo foi o segundo estado com mais investimentos japoneses previstos (7,8% do total), sendo a maioria para os segmentos automotivo, produtos de minerais não-metálicos, metalurgia e derivados de petróleo e biocombustíveis. Em número de projetos anunciados, o estado do Amazonas foi o primeiro na lista, com 74 novos investimentos para o mesmo período. Os principais subsetores contemplados foram equipamentos de transporte, eletroeletrônico, automotivo e máquinas e equipamentos.

Na região Centro-Oeste, Goiás foi o principal destino dos investimentos anunciados, com cerca de 4% do total. A maioria foi para os subsetores automotivo, derivados de petróleo e biocombustíveis. No Nordeste, a Bahia teve a maior previsão de investimentos (US$ 895 milhões) - derivados de petróleo e biocombustíveis, têxteis e vestuário, borracha e plástico. O Paraná, no Sul, foi o principal destino dos recursos japoneses previstos, representando 0,94% do total anunciado, a maioria para o subsetor borracha e plástico.

Setores produtivos

Por setores, a maior parte dos investimentos de empresas japonesas anunciados para o Brasil, entre 2004 e o primeiro semestre deste ano, foi para o segmento indústrias de transformação - 94,1% do total, com 143 projetos. Foram contemplados os subsetores de metalurgia, automotivo, derivados de petróleo e bicombustíveis, papel e celulose, equipamentos de transporte e produtos de minerais não-metálicos.

Já indústrias extrativas, que foi o segundo setor de destaque, representou 5,1% dos recursos previstos e ficou restrito ao subsetor minerais metálicos. O segmento de produção e distribuição de eletricidade, gás e água (0,8% do valor total), terceiro colocado, ficou restrito também ao subsetor eletricidade e distribuição de gás.

Promoção comercial

Realizada dia 8 de agosto, a 5ª Reunião do Comitê Conjunto MDIC-Meti de Promoção Comercial e de Investimentos reuniu representantes dos governos de Brasil e Japão para discutir comércio bilateral e investimentos recíprocos. O chefe da delegação brasileira foi o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira.

Dias 9 e 10, empresários dos dois países também se reuniram na capital baiana para discutir facilitação de comércio e investimento, inovação, infraestrutura, energia (óleo e gás), renováveis e agronegócio. O encontro de negócios foi organizado pela Confederação Nacional de Indústria (CNI) em parceria com a contraparte japonesa, o Nippon-Keidanren.

Fonte: MDIC


Admin
Admin

Mensagens : 1227
Data de inscrição : 01/08/2011

https://gscomex.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos