Negociação: É preciso estar bem preparado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Negociação: É preciso estar bem preparado

Mensagem  Admin em Ter Dez 02, 2014 8:11 am

É muito comum pesarmos somente nas negociações realizadas no mundo empresarial. Mas, questões relacionadas à negociação estão presentes em muitos momentos de nossa vida e, por isso, é preciso estar preparado para estes momentos.

Outro dia, após um curso que ministrei, estava conversando com um grupo de jovens empreendedores. Um deles, que tinha um filho pequeno, estava contando sobre as habilidades de seu herdeiro. Disse que, todas as vezes que ele chega em casa, o menino larga todos os brinquedos e, engatinha em disparada, para seu encontro abrindo os bracinho com um belo sorriso no rosto. Ele então prontamente se abaixa, retribui o sorriso, e dá um longo e carinhoso abraço no menino que, prontamente se engancha em seu pescoço não largando o mais até que ele levante e fique com o menino no colo por algum tempo.

Ouvindo este depoimento disse a ele: seu filho é um bom negociador!!

O jovem então fez uma cara de espanto e disparou: como assim? Como uma criança que nem sabe falar muito bem pode ser um bom negociador?

Fiz então uma pergunta a ele, e pedi que me respondesse com toda a sinceridade.

A pergunta foi qual seria a atitude dele se, depois de um dia estressante de trabalho, ao chegar em casa seu filho estivesse brincando na sala e ao vê-lo dissesse “papai me pegue no colo”. O que ele faria?

- Ele então coçou a cabeça e me disse que, provavelmente, muitas vezes desconversaria e não o pegaria no colo.

Então disse a ele, viu como o seu filho é um bom negociador. Ele aprendeu a melhor forma de atingir o objetivo que, neste caso, é o de ter um momento especial no colo do pai.

Continuando a conversa disse ao grupo de jovens que, tanto no âmbito pessoal como no profissional, nos deparamos com situações que demandam negociações simples e também negociações complexas. Por isso, faz-se necessário estar atento e preparado para estes momentos.

Outro jovem empresário então me perguntou:

- Como se preparar para obter um bom resultado em uma negociação?

Recomendei a fazer um bom curso, ler um bom livro sobre o tema, mas fui listando alguns aspectos que procuro estar atendo em um processo de negociação, a saber:
- Estudar e conhecer, o máximo possível, sobre os aspectos que envolvem a negociação a realizar;
- Conhecer bem as suas características e seu estilo de negociação, bem como as dos demais atores envolvidos no processo de negociação;
- Avaliar as alternativas disponíveis (tanto do seu lado como do outro lado). É o famoso plano “B”
- Estar de ouvidos e olhos abertos sobre o que está acontecendo em relação ao aspecto negociado.
- Comunicar-se de forma clara sobre o que se espera da negociação e as bases da mesma. Muitas vezes ter estes aspectos formalizados é um bom caminho;
- Raciocinar rapidamente (mesmo que sob pressão). Quanto melhor a sua preparação melhor será a sua resposta a estes momentos;
- Não deixar o seu interlocutor sem saída, ou seja, sempre procure estabelecer uma alternativa.
- Ser integro e ético com relação ao que foi conversado e acordado durante todo o processo.

Fonte.: Portogente

Admin
Admin

Mensagens : 1046
Data de inscrição : 01/08/2011

Ver perfil do usuário http://gscomex.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum